segunda-feira, 1 de junho de 2009

Humor

O humor está localizado no irracional. No racional está o que te puxa para o chão, o frio, o seco, a realidade posta a frente, que necessita de métodos lógicos exatos e compatíveis com a realidade, de modo que seja universalmente entendido e visto como mais uma visão da realidade.

Então no irracional, através de lógicas racionais, de premissa + premissa = conclusão, assim como uso de métodos dedutivos e indutivos de modo criativo, mas criado a partir do irracional, do que não existe, do irreal. Mas o irracional se confunde com o racional; seria uma versão hegeliana de realidade.

Versão que Weber no caso não discorda, mas afirma que o carisma antiautoritário leva logicamente à quebra da lógica de poder, gerando uma racionalização, à uma racionalidade.

Então através da racionalidade do humor, que é baseada no irracional, chegamos ao desvendamento do racional habitual, que antes estava cortinado pelas óticas de poder.

Creio que está ae o poder e a importância do humor para a liberdade, para o livre pensar, na minha visão de mundo, logicamente, esses postulados levam à uma vida melhor.

Nenhum comentário: